Olá Pessoal!
Segue a série: Conheça o Artista...
Aqui falo um pouco da história de alguns artistas que você curte e que talvez você não conheça a biografia de cada um. Aproveite !
KATSBARNEA
Katsbarnea é uma banda brasileira de rock cristão e blues, formada na cidade de São Paulo em janeiro de 1988.
A banda surgiu em São Paulo, no fim da década de 1980, numa época em que outras bandas de rock cristão como Oficina G3, e Resgate surgiam no meio cristão. Os integrantes fundadores do conjunto foram Brother Simion, Tchu Salomão, Marcelo Gasperini e Paulinho Makuko. O primeiro trabalho lançado pelo grupo foi O Som que Te Faz Girar, lançado em 1988 em fita cassete. Segundo o site oficial, a banda já vendu mais de meio milhão de cópias. Em 1990 a banda venceu o FICO - Festival Interno do Colégio Objetivo, com a música "Extra, Extra".
O segundo álbum da banda, Katsbarnea, foi gravado originalmente com uma nova masterização diferente da primeira cassette demo, nos estúdios da rádio Transamérica, em São Paulo, de junho a setembro de 1989, e foi lançado em LP e K7. A produção musical foi responsabilidade de Mauricio Domene e a produção executiva foi dos estúdios New Voice, representado por Domingos Orlando (o Mingo, ex-integrante do grupo Os Incríveis). Na época, a banda contava com 10 integrantes fixos — Brother Simion na guitarra e no vocal; André Mira na guitarra; Tchu Salomão no baixo; Mauricio Domene no teclado; Paulinho Makuko na percussão e no vocal; Marcelo Gasperini na bateria; Alessandra Orlando, Cláudia Bastos e Sandra Simões no vocal de apoio; e Marquinhos no saxofone — e ainda dois músicos eventuais: Hilquias no saxofone tenor, e Marcio Domene no trompete. Em 1992 foi lançado Cristo ou Barrabás?, produzido por Rick Bonadio.
Ainda em 1991, a formação mudou drasticamente. Saíram todas os vocais de apoio e os músicos Tchu Salomão e Marcelo Gasperini. No lugar de Tchu Salomão no baixo, entrou Jader Jadão Junqueira no baixo, e Fuka entrou na vaga que era de Marcelo Gasperini, na bateria. Posteriormente, em 1993, foi a vez de Paulinho Makuko, deixar a banda. O guitarrista Tomati que tocava no Sexteto do Jô Soares, assumiu o posto de guitarrista da banda entre os anos de 1992 e 1993, sendo em seguida substituído por Silas Fernandes que depois foi substituído por Mauro Albert.
Em 1995, houve a entrada de Déio Tambasco como guitarrista da banda e o grupo lançou Armagedom. Quatro anos depois, em 1999 Brother Simion deixou a banda, e Paulinho Makuko foi convidado a retornar ao conjunto como vocalista, e junto com ele voltou Marcelo Gasperini também. Os demais permaneceram na banda.
No dia 1 de janeiro de 2000 a banda lançou com o disco Acústico - A Revolução está de volta, gravado ao vivo no DirecTV Music Hall, em 28 de dezembro de 1999, em São Paulo. O trabalho, registrado em CD e VHS rendeu uma turnê de aproximadamente dois anos, levando a banda a excursionar novamente por todo Brasil e em cidades da Bolívia, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Polônia, Canada, Estados Unidos e Israel. Com o fim da turnê, Déio Tambasco cedeu a vaga de guitarrista ao músico Harley Silva, a fim de se dedicar também à carreira solo.
Em 2003, a banda lançou o trabalho Profecia. Essa foi uma releitura de seus sucessos, porém com uma nova sonoridade, fundindo o rock com a música clássica. Sua turnê, Ácidas Estrelas durou até 2004, e depois de a terem concluído, os músicos Jadão e Harley Silva anunciaram suas saídas da banda.
Em 2006 o Resgate regravou em seu trabalho Até eu Envelhecer a canção "Apocalipse Now", original do álbum Katsbarnea. Após 4 anos sem gravar um disco inédito, em 2008 a banda lançou o álbum de estúdio A Tinta de Deus. Em 2009 a banda gravou o primeiro DVD da carreira, intitulado Katsbarnea - Ao Vivo. O disco foi gravado em Salvador, e trouxe regravações de sucessos. Em 2012 o grupo lança o single "Nasceu Um Novo Dia" (Chuva de Bênçãos) do álbum Nasceu um Novo Dia, que já está disponível no Itunes.
Lista dos que já fizeram parte do Katsbarnea:
Paulinho Makuko - vocal e percussão
Déio Tambasco - guitarra
Marcelo Gasperini - bateria
Tutu Castro - contra-baixo
Brother Simion - guitarra e vocal
André Mira - guitarra
Tomati - guitarra
Harley Silva - guitarra
Mauricio Domene - teclado
Tchu Salomão - baixo
Jáder Junqueira (Jadão) - baixo
Fuka - bateria
Alessandra Orlando - vocal de apoio
Cláudia Bastos - vocal de apoio
Sandra Simões - vocal de apoio
Marquinhos - saxofone
Hilquias - saxofone tenor
Marcio Domene - trompete
Ari Bahia - percussão
Flavio Benes - bateria
Giovani Bon - teclado
Significado do nome:
Katsbarnea em hebraico significa "lugar da decisão". Na Bíblia, Katsbarnea aparece como o lugar de onde os doze espias, um de cada tribo de Israel, todos fugitivos do Egito, saíram para ver se a terra de Canaã era aquilo que Deus havia prometido. O significado que mais se aproxima com a ideologia da banda é "lugar da decisão", já que a proposta é levar aquele que não vive uma vida cristã a questionar a si mesmo, e decidir-se por viver uma vida nova, livre de vícios e de atitudes nocivas, numa transformação cultural e espiritual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário