Não gosta da música de fundo do Blog? Clique na seta da imagem no topo da página!

sábado, 2 de julho de 2011

Como tirar músicas de ouvido?



Tá aí uma pergunta fácil de responder, mas difícil de pôr em prática. Mas vou explicar usando um exemplo.

Meu avô sabe discernir o tipo do passarinho apenas ouvindo o cantarolar deles. Ele sabe se quem está cantando é um bem-te-vi, sabiá, beija-flor, tico-tico, etc. Como ele consegue fazer isso? Simples: ele ouviu o canto dos passarinhos a vida inteira, de forma que fica fácil para ele discernir os tipos de sons.

Com a música acontece a mesma coisa. De tanto você ouvir os acordes e progressões você vai se habituando com o som deles, até chegar ao ponto de ouvir e dizer imediatamente que acorde é aquele. Mas isso pode levar anos para virar realidade. Mas vou sugerir um caminho mais curto.

Primeiramente, estude bastante os Campos Harmônicos Maiores e seus graus. Toque as músicas pensando nos graus e não nos acordes. Agora selecione uma dezena de músicas que sejam em Dó Maior e visualizando o campo harmônico tente tirar estas músicas juntamente com o CD tocando. Pegue músicas simples de poucos acordes, por exemplo, músicas infantis.

Com o tempo você vai se familiarizando com o som dos acordes e com as relações que existem entre eles. Quer aprender a tirar músicas de ouvido? Então seja um bom escutador, ouça bastante, pegue seu teclado e tente tirar as músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário