Tá aí uma pergunta fácil de responder, mas difícil de pôr em prática. Mas vou explicar usando um exemplo.
Meu avô sabe discernir o tipo do passarinho apenas ouvindo o cantarolar deles. Ele sabe se quem está cantando é um bem-te-vi, sabiá, beija-flor, tico-tico, etc. Como ele consegue fazer isso? Simples: ele ouviu o canto dos passarinhos a vida inteira, de forma que fica fácil para ele discernir os tipos de sons.
Com a música acontece a mesma coisa. De tanto você ouvir os acordes e progressões você vai se habituando com o som deles, até chegar ao ponto de ouvir e dizer imediatamente que acorde é aquele. Mas isso pode levar anos para virar realidade. Mas vou sugerir um caminho mais curto.
Primeiramente, estude bastante os Campos Harmônicos Maiores e seus graus. Toque as músicas pensando nos graus e não nos acordes. Agora selecione uma dezena de músicas que sejam em Dó Maior e visualizando o campo harmônico tente tirar estas músicas juntamente com o CD tocando. Pegue músicas simples de poucos acordes, por exemplo, músicas infantis.
Com o tempo você vai se familiarizando com o som dos acordes e com as relações que existem entre eles. Quer aprender a tirar músicas de ouvido? Então seja um bom escutador, ouça bastante, pegue seu teclado e tente tirar as músicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário