Olá Pessoal!
Segue a série: Conheça o Artista...
Aqui falo um pouco da história de alguns artistas que você curte e que talvez você não conheça a biografia de cada um. Aproveite !
NEWSBOYS
O início
Os membros da primeira formação do Newsboys, o vocalista John James e o então baterista Peter Furler, deram forma à banda na cidade de Mooloolaba, Austrália em 1985. James e Furler tocaram - anteriormente - em uma banda chamada "A notícia" (The Notice). A banda veio aos EUA alguns anos mais tarde após assinarem com contrato com a StarSongs (extinta gravadora gospel) lançando então 03 álbuns de 1988 a 1991.
Nenhum dos três álbuns ganhou muita atenção, e a formação da banda mudava a cada lançamento. Não chamava até seu álbum de 1992, "Not ashamed", que a banda se tornou notável na cena cristã musical. A faixa que dá origem ao trabalho transformou-se um hit nas rádios cristãs e elevou-se o perfil da banda consideravelmente. Notavelmente, Steve Taylor, um cantor solo com pouca participação (embora renomado em outros meios) dentro da comunidade crista da música, começou uma parceria com a banda, produzindo o trabalho da banda e escrevendo a maioria das melodias para suas canções; Furler remanesceu como compositor preliminar da banda.
Em 1994, entre mudanças continuadas do lineup, o "Going Public", seu quinto álbum dispara seu primeiro grande sucesso. O trabalho registra a famosa balada "Shine". "Shine" transformou-se rapidamente num hit sendo uma das canções mais conhecidas na música crista. Em 2006, a revista CCM elegeu "Shine"" em 2º lugar no ranking das 100 maiores canções da música cristã. "Going Public" transformou o Newsboys em uma das maiores bandas cristão do planeta.
O próximo trabalho, "Take to me leader" (1996), não decepcionou os fãs em nada. Em geral, mostrando um som voltado mais para o rock do que os projetos anteriores, o álbum contém vários sucessos incluindo "Breakfast", outra grande música da banda além, é claro, da faixa-título. O álbum consolidou o lugar da banda na indústria da gospel music; entretanto, sua posição ameaça-se abalar quando o vocalista principal - John James - deixa a banda em 1997. A banda se mobilizou colocando Furler no comando do vocal e Duncan Phillips, que tinham tocado anteriormente teclados e percussão para a banda, assentou-se (e muito bem) como o novo baterista. De 98 a 2003, o line-up da banda manteve-se assim: Furler, o baixista Phil Joel, o guitarrista Jody Davis, teclados Jeff Frankenstein, e Phillips.
Quando o Newsboys liberou seu primeiro trabalho pós-James, "Step Up Microphone" (1998), tornou-se rapidamente sucesso mantendo a popularidade da banda intacta; o álbum vendeu bem e colocou, entre outros sucessos, "Entertaining Angels". Durante a turne deste disco o Newsboys - com shows cada vez maiores e melhores - eles criaram uma plataforma de bateria que inclinava-se para baixo até 90 graus . Na verdade, havia duas baterias no show e Phillips ficava "amarrado" ao assento através de correias, assim não cairia enquanto a plataforma girava. Esta "maluquice" usada em grande parte dos shows incrementou, ainda mais, a popularização da banda.
A banda retornou em 1999 com o disco impar intitulado "Love Libert Disco", o único álbum da banda que difere-se do seu tradicional pop-rock. O disco é inspirado nas batidas dos anos 60. Este álbum, embora com boa vendagem, não colocou nenhum "hit" nas rádios(o que é uma pena).
Os anos 2000
Em 2000, o Newsboys mais uma vez inovou realizando shows-casados com outras bandas de mesma idade, expressão musical e sucesso através de um festival promovido pela CCM, a saber: Audio Adrenaline, DC Talk e Supertones. Os eventos eram unificados a um campeonato de motocross.
Também em 2000, Newsboys lançou uma compilação dos maiores sucessos, "Shine: the hits", que incluíram também quatro canções novas e duas que foram Top 1 ("Joy "e"Who?"). A banda não lançou nenhum trabalho novo até meados de 2002 quando, então, lançaram "Thrive". Caracterizando-se como um retorno ao bom e velho pop rock, o álbum apresentou, também, um dos maiores sucessos da banda: "It´s You"
O sucesso desta canção de adoração "It´s You" possivelmente pavimentou o caminho para o elogiado álbum de adoração - o primeiro do Newsboys neste estilo - e o primeiro em 2003: "Adoration: The Worship Album" . O álbum transformou-se logo num sucesso de venda através da força de canções como "The reign" e "You are my King (Amazing Love)."
Em meados de 2003, o guitarista Jody Davis deixou a banda para cuidar de sua filha que tem paralisia cerebral, a linda Bethany; sendo substituído por Bryan Olesen.
A banda retornou em 2004 com um outro álbum da adoração: Devotion. A canção "Presence (my heart desires)" tornou-se uma das grandes cançõs do disco que mantivera a linha do álbum anterior. Em 2006, Bryan Olesen deixou a banda para focar mais em sua banda original, "Casting Pearls". Paul Colman, um cantor e compositor renomado, substituiu-lhe como o guitarista.
A banda lançou um álbum novo em 31 de Outubro de 2006, intitulado "Go", destaque para as faixas "Wherever We Go" e "Something Beautiful", esta última recebeu destaque até em rádios não-cristãs nos Estados Unidos.
Em 2007 a banda inicia com a triste notícia da saída de um de seus mais carismáticos componentes: o baixista Phil Joel deixa a banda para focar em objetivos pessoais e um novo ministério chamado Deliberate People.
Em Maio de 2007 a banda lança "Go: Remixed", com as músicas do cd "Go" remixadas, por vários produtores famosos como Tedd T., Max Hsu and Lee Bridges, além do próprio Jeff Frankenstein, tecladista da banda.
Em Novembro de 2007 a banda surpreende lançando "The Greatest Hits", álbum que reúne 16 hits da banda, além de duas músicas inéditas("Stay Strong" e "I Fought The La").
Em 2008 a banda lança o combo (CD+DVD) Newsboys Live: Houston We Are Go.
Em 2009 retorna, após cinco anos, o guitarrista de longa data do Newsboys, Jody Davis renovando o folêgo da banda e para alegria do fãs, visto que o mesmo compôs o Dream Team da banda. No entanto, em Março do mesmo ano, o vocalista e homem de frente da banda Peter Furler anunciou sua saída, embora permaneça como compositor e produtor musical dos Newsboys. Para ocupar a vaga de vocalista, o mesmo Peter Furler indicou Michael Tait, ex-vocalista da banda dc Talk, que imediatamente juntou-se aos demais membros nas apresentações e demais eventos que a banda participou.
Embora a banda resida atualmente em Nashville, a "ligação" com a Austrália é evidente, como o vocalista Peter Furler, o baterista Duncan Phillips e o ex-guitarista Paul Colman, além disso do continente oceânico temos ainda o ex-integrante Phil Joel que é da Nova Zelândia, excetuando-se apenas o tecladista Jeff Frankenstein que é americano.
Com 22 anos de carreira, vários Hits e fãs pelo mundo todo, o Newsboys prova que é um marco na música cristã mundial. E que consegue sempre se reinventar agradando os fãs mais antigos e conquistando novos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário