Não gosta da música de fundo do Blog? Clique na seta da imagem no topo da página!

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Curiosidades ! (125)

Respirar de forma correta acalma?


capa_respiracao 

Em situações de estresse, prendemos o ar e assim aumenta-se o nível de gás carbônico no corpo.
O organismo entende “a mensagem” de que precisa de oxigênio e assim passamos a respirar mais rápido.
O desequilíbrio faz com que aumente o número de batimentos cardíacos, a pressão arterial e a liberação de hormônios como adrenalina e cortisol.


Sem dizer também que o ato de ficar por muito tempo sentados em posições que comprimem o abdômen e o uso de roupas apertadas, que limitam o movimentação do diafragma causam um desequilíbrio ao respirarmos.
A respiração correta permite uma maior troca gasosa (entrada de oxigênio e saída de gás carbônico) entre os pulmões, as veias e artérias. Com mais oxigênio as células trabalham melhor e assim garantindo uma boa atividade de todas as funções orgânicas de nosso corpo.
A boa respiração traz outras vantagens, como desacelerar os batimentos cardíacos, baixar a pressão arterial e diminuir a ansiedade e as respostas orgânicas ao estresse.


Como controlar a respiração
  • Inspire pelo nariz contando até quatro;
  • Inflando a barriga em seguida retenha o ar por dois tempos;
  • Expire contando de seis a oito;
  • Repita o exercício por mais ou menos cinco minutos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário