Não gosta da música de fundo do Blog? Clique na seta da imagem no topo da página!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Como evitar dores musculares ao tocar teclado?


Quando você toca um instrumento, nenhum tipo de dor muscular deve ser considerado normal ou necessário para a execução de qualquer música! Isto inclui os teclados com teclas leves, semi-pesadas e pesadas, e também os pianos! Se você sente dor ao tocar seu instrumento, certamente algo está errado. Vamos ver algumas dicas para você evitar problemas com dores musculares:

01) Se você for praticar por muito tempo, dê pausas a cada 15 minutos de estudo. Pare por um ou dois minutos, para relaxamento.

02) Sempre que puder, chacoalhe as mãos no ar, como se quisesse secar mãos. Isso relaxará todos os músculos necessários para a execução dos exercícios.

03) Sempre que encontrar um acorde ou abertura nova que você tem dificuldades para executar, pode dar uma "forçadinha" nos dedos para conseguir mais abertura. Mas não exagere! Se começar a sentir muita dor pare.

04) Se você não está se sentindo sua mão "encaixar" em determinado acorde ou escala, preste atenção: a ordem dos dedos pode estar incorreta! Há sempre uma maneira mais confortável de se tocar uma técnica.

05) Toque com os dedos e não com os pulsos! Muitas pessoas querem tocar, mas acabam "batendo" no teclado. Isso prejudica os pulsos e tendões. As teclas devem ser empurradas com os dedos e não com os pulsos. Então, preste atenção da próxima vez que você for tocar e veja se você não está movimentando demasiadamente os pulsos para cima e para baixo.

06) Se possível adquira aquelas bolinhas de exercícios de fisioterapia, que podem ser encontradas em farmácias. Elas serão excelentes para fortalecer seus músculos!

#FicaDica ;]

Nenhum comentário:

Postar um comentário