O Governo afirmou, novamente esta semana, que a promessa de redução de 20% na conta de luz do brasileiro será cumprida à partir de fevereiro. Apesar da necessidade de acionamento das usinas térmicas brasileiras por conta dos baixos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, garantiu que não haverá impacto na redução prometida pelo Governo. Um fato interessante a saber com esta redução na conta é que, para cada real economizado em uma conta de luz, há um impacto (positivo) de R$ 8,60 no PIB (Produto Interno Bruto, que é a soma de todas as riquezas geradas no país). Outra garantia do Governo é que, não há previsão alguma de racionamento de energia no país. Segundo Zimmermann, hoje há um “equilíbrio estrutural” no sistema elétrico brasileiro. “Não tem isso (de racionamento) porque nós temos um equilíbrio estrutural. É bem diferente do que nós tivemos em 2001. Lá tinha problema de falta de usina efetivamente, e falta de linha (de transmissão). Hoje não tem. Hoje temos um problema conjuntural”, afirmou o secretário-executivo. Vale ressaltar que a Presidente Dilma Roussef, em dezembro de 2012, afirmou ser “ridículo” dizer que o Brasil corra risco de falta de energia. Dia 9 de janeiro haverá uma reunião em Brasília entre o MME e os principais órgãos do setor, para discutir sobre os níveis de água nos reservatórios do Brasil. O governo teme repetir o racionamento de energia feito em 2001, ainda na direção Fernando Henrique Cardoso.
Não gosta da música de fundo do Blog? Clique na seta da imagem no topo da página!
quarta-feira, 16 de janeiro de 2013
Notícias - Governo garante desconto de 20% na conta de luz
O Governo afirmou, novamente esta semana, que a promessa de redução de 20% na conta de luz do brasileiro será cumprida à partir de fevereiro. Apesar da necessidade de acionamento das usinas térmicas brasileiras por conta dos baixos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, garantiu que não haverá impacto na redução prometida pelo Governo. Um fato interessante a saber com esta redução na conta é que, para cada real economizado em uma conta de luz, há um impacto (positivo) de R$ 8,60 no PIB (Produto Interno Bruto, que é a soma de todas as riquezas geradas no país). Outra garantia do Governo é que, não há previsão alguma de racionamento de energia no país. Segundo Zimmermann, hoje há um “equilíbrio estrutural” no sistema elétrico brasileiro. “Não tem isso (de racionamento) porque nós temos um equilíbrio estrutural. É bem diferente do que nós tivemos em 2001. Lá tinha problema de falta de usina efetivamente, e falta de linha (de transmissão). Hoje não tem. Hoje temos um problema conjuntural”, afirmou o secretário-executivo. Vale ressaltar que a Presidente Dilma Roussef, em dezembro de 2012, afirmou ser “ridículo” dizer que o Brasil corra risco de falta de energia. Dia 9 de janeiro haverá uma reunião em Brasília entre o MME e os principais órgãos do setor, para discutir sobre os níveis de água nos reservatórios do Brasil. O governo teme repetir o racionamento de energia feito em 2001, ainda na direção Fernando Henrique Cardoso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário